Fale conosco:

(42) 3219-3200

Como identificar problemas no freio do seu automóvel

agosto/2022

Como identificar problemas no freio do seu automóvel

Antes de identificar os problemas no freio, vamos entender quais são os componentes que fazem parte do sistema!

Componentes do sistema de freio

Várias peças são responsáveis pela desaceleração do carro, confira:

* Pedal: é o mecanismo básico para acionar os freios. Ao pisar no pedal, a pressão nas mangueiras aumenta e faz as pinças se movimentarem em direção ao disco ou tambor. 

* Discos: são responsáveis por gerar atrito contra as pastilhas, o que aumenta a resistência da rodagem e assim, freando o veículo.

* Tambor: a função do tambor é parecida com a do disco, porém ela gera atrito com as lonas de freio, que por sua vez são pressionadas contra as suas paredes, resultando na redução de velocidade do carro.
* Pastilha: é a peça que entra em contato com o disco de freio, gerando atrito necessário para que o veículo pare. 

* Servo Freio: atua como transmissor de força do acionamento do pedal para o restante do sistema. 

* Cilindro mestre: é o componente responsável por abastecer todo o sistema com o fluído de freio, garantindo o bom funcionamento da parte hidráulica.

Quais são os indícios de que os freios estão com problemas?

Agora que você já sabe quais são as peças que compõem o sistema de freios, veja os indícios de que é preciso investigar as causas dos problemas.

Tremores no pedal
Trepidações no pedal acontecem quando os discos de freio estão empenados, por isso é preciso ficar atento, pois as pastilhas não conseguem a aderência necessária, provocando a oscilação do sistema. 

Ruídos estranhos
Quando você aciona o pedal, os freios rangem ou assoviam? Isso pode ser sinal de que as pastilhas estão desgastadas e podem estar “mastigando” o disco. Quando isso acontece, a única saída é a substituição das peças do sistema. 

Problemas no pedal
Se o pedal do seu carro está muito duro e você precisa fazer força para poder acioná-lo, é sinal de que o fluído de freio e disco estão com problemas. 

Além disso, a assistência (hidrovácuo), que é responsável por deixar o pedal mais leve, pode não estar funcionando. Teoricamente, isso não compromete a frenagem do veículo, mas o problema é que o motorista pode não ter força o suficiente para acionar o pedal ao máximo e acabar causando um acidente. 

Se o pedal não transmite firmeza e oferece pouca resistência, é sinal de que o circuito de freio precisa de uma sangria para tirar o ar que se misturou ao fluido. 

Direção do carro oscilando
Se o carro puxa para o lado ao acionar o freio, pode ser um problema no equilíbrio do sistema, com o freio atuando em uma das rodas com maior ou menor intensidade em relação às outras. 

Cuidados extra

Para prolongar a vida útil dos freios é importante respeitar os prazos de manutenção estipulados pelo mecânico, criando o hábito de levar o carro à oficina mecânica periodicamente.

Por isso, procure sempre por empresas qualificadas, capazes de oferecer os melhores serviços. No caso do sistema de freios, essa orientação vale mais ainda, pois ele é diretamente ligado à segurança do motorista, e por isso precisa ser revisado com o devido cuidado. 

Notou algum desses problemas sistema de freios do seu carro? Procure uma oficina mecânica para resolver o seu problema e não deixe a sua segurança para depois!

Compartilhe nas redes sociais