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Por isso é importante verificar se há alguma mangueira danificada no meio do processo. Caso alguma esteja estragada, ela pode comprometer todo o funcionamento do sistema de arrefecimento, causando danos ao motor do veículo.
É importante lembrar que existem motores que não possuem câmeras de ar, fazendo com que ele seja esfriado somente pelo ar, como é o caso do VW Fusca. No entanto, como a maioria dos veículos possuem o sistema de resfriamento com água, é essencial realizar a manutenção para evitar grandes problemas no futuro.
É por esse motivo que separamos três cuidados essenciais do sistema de arrefecimento do veículo. Eles estão logo abaixo.
Três cuidados com o sistema de arrefecimento do veículo
Esteja atento ao nível dos líquidos no reservatório
Por mais que seja um detalhe pequeno perto de todo o funcionamento do sistema de arrefecimento, é muito importante ficar atentos ao nível dos líquidos no reservatório. Isso é essencial para que tudo opere sem que danos aconteçam.
O reservatório armazena água e o fluído de refrigeração, possuindo um indicador de nível máximo e mínimo. É recomendado preencher o reservatório com água desmineralizada e algum aditivo, sempre respeitando estes indicadores.
Os líquidos devem ser trocados de dois em dois anos, ou a cada 60 mil quilômetros rodados, de acordo com as especificações do fabricante. Mas é importante que você se atente ao nível dele a cada 15 dias.
Quando o nível abaixa com muita frequência, pode indicar um vazamento na tampa do reservatório ou até mesmo nas mangueiras de esfriamento. Se este for o caso, leve o veículo até uma oficina de confiança.
2 – Fique atento a vazamentos e entupimentos
Como já dissemos, qualquer vazamento pode causar um estrago muito grande no sistema de arrefecimento e, por consequência, no veículo. Mas não se preocupe, já que eles podem ser facilmente detectados.
Caso haja sinal de ferrugem no líquido presente no reservatório ou se encontrar poças de água embaixo do carro, é um indicativo de que o sistema de arrefecimento pode estar com problemas. Mas não confunda esse vazamento com a água de sistema de ar-condicionado do veículo.
Se houver acúmulo de ferrugem, ela pode chegar até as colmeias do radiador e causar o entupimento, impedindo a circulação de água. Isso faz com que a temperatura do motor fique mais alta, gerando problemas maiores.
3 – Nunca use somente água no reservatório do radiador
Utilizar somente água no sistema de arrefecimento é um problema tão grande que não é recomendado nem mesmo pelas próprias fabricantes do veículo. O carro precisa estar com uma mistura de água desmineralizada e um aditivo de confiança no reservatório.
A quantidade de cada um deles pode variar de acordo com o fabricante. Por isso, o mais indicado é se informar em uma concessionária ou buscar o manual do veículo. Na maioria das vezes, a mistura ideal e 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo.
O aditivo faz com que a água não ferva e nem congele dentro do sistema de arrefecimento. Ele protege todo o funcionamento contra corrosão e incrustações, causadores de entupimentos e, por consequência, superaquecimento do veículo.
A Winner possui uma linha completa de aditivos para o sistema de arrefecimento, além da água desmineralizada, que garante que as peças sofram com corrosão ou oxidação.